domingo, 28 de outubro de 2012

PROJETO TRÂNSITO

PROJETO TRÂNSITO

Viver. Viver bem. Eis o desafio maior dos humanos. A tecnologia é parceira nas conquistas, na comodidade e na superação de dificuldades. Seria impossível, por exemplo, imaginar a nossa sociedade sem as conquistas tecnológicas do transporte.
Mas viver bem vale para todos, não só para alguns. Seria possível cada um, por exemplo, ter seu carro próprio? Parece que nosso modelo, baseado no consumo, propõe isso. Queremos um desenvolvimento infinito, num planeta finito, em condições finitas.
A Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, convida para um debate do qual não temos mais como fugir: como podemos viver bem em relação ao trânsito, especialmente nas grandes cidades. Milhares de horas parados em engarrafamentos, poluição ambiental e sonora, 30 mil brasileiros mortos em acidentes a cada ano e milhares de feridos não parece ser uma fórmula de viver bem.




No dia 2 de março de 2010, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter o crescente número de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta. O tema Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas é um apelo ao envolvimento e compromisso de todos na busca de alternativas para vencermos essa cultura de morte e promovermos a vida.

Campanhas de trânsito não faltam nos meios de comunicação. As escolas também fazem bem a sua parte. Está na hora de passar da conscientização à ação.






PROJETO REALIZADO NO COLÉGIO MADRE TEREZA DE CALCUTÁ - BELFORD ROXO - RJ
.

PRIMAVERA

PRIMAVERA



InfoEscola » Geografia » Meteorologia » Clima »


Primavera

Por Ana Lucia Santana



Nesta época do ano a Natureza se torna mais bela que nunca, vestindo-se de flores das mais variadas cores, dos mais ricos matizes, de intensos e diversos perfumes. Este clima propicia o começo do período reprodutivo de muitas árvores e plantas. É o nascimento da primavera, que reinstala a alegria e o colorido, depois de uma era cinzenta e fria. Ela prepara a vinda do Verão, com seu intenso calor.



Os animais e os vegetais reanimam-se ao longo do espaço onde a Primavera retorna. Seu início no Hemisfério Norte, onde é conhecida como Primavera Boreal, coincide com o equinócio do mês de março, o qual ocorre no dia 20, e encerra-se em 21 de junho, com o início do Solstício. Já no Hemisfério Sul tem lugar a Primavera Austral, com seu ponto inicial no dia 23 de setembro, durante o equinócio, e sua conclusão no solstício de Dezembro, no dia 21.





No dia em que se concretiza o equinócio, dia e noite são portadoras do mesmo tempo de duração. À medida que o tempo passa, os dias tornam-se mais longos e as noites mais curtas.




Em nosso país a Primavera provoca alterações nos regimes pluviométricos e nas temperaturas. Períodos de chuvas começam a chegar em grande parte do Brasil, mais ou menos no fim das tardes, devido à intensificação do calor e da umidade, típicos desta estação. No Sul as mudanças são quase imperceptíveis, enquanto no Nordeste persiste a seca. A região mais atingida pelo forte calor é a Centro-Sul, mas as massas de ar frio não são incomuns neste local.



As temperaturas aumentam gradualmente, da mesma forma que as águas do mar também se aquecem cada vez mais. Mas o clima é geralmente mais ameno que o do Verão. A poesia desta estação é inegável, pois ela é inspirada pela presença de flores como a Margarida, o Pingo de Leite, a Rosa, o Girassol, bem como por jasmins, hortênsias, hibiscos, lágrimas-de-Cristo, crisântemos, narcisos, violetas, damas-da-noite, entre outras.




DIA DA ÁRVORE

DIA DA ÁRVORE

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.


Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.



Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos. No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.




• Cada cidadão tem o dever de proteger o verde em seu bairro. Por isso, fique de olho: nenhuma árvore, da área pública ou privada, pode ser abatida sem autorização da prefeitura. Esta autorização só é concedida se a árvore estiver doente ou for um obstáculo à abertura de avenidas e ruas. Os moradores têm o direito de se opor à derrubada desde que justifiquem os seus motivos;


• As árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente. Não podem ser cortadas! Ajude a preservá-las;

• Você pode reivindicar mais áreas verdes no seu bairro. Este é um direito seu;

• Também é permitido plantar árvores defronte de sua casa e nos canteiros de avenidas e ruas;

• Aumente seu conhecimento: fale com pessoas que entendam de jardinagem e descubra como cuidar das plantas;

• Divulgue informações sobre a preservação do verde no jornal da escola, no mural, em impressos e também no jornal do seu bairro.




domingo, 14 de outubro de 2012

NOSSOS TRABALHINHOS

NOSSOS TRABALHINHOS








INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A INDEPENDÊNCIA DO  BRASIL É UM DOS FATOS HISTÓRICOS MAIS IMPORTANTES DE NOSSO PAÍS, POIS MARCA O FIM DO DOMÍNIO PORTUGUÊS E A CONQUISTA DA AUTONOMIA POLÍTICA.
PRÓXIMO AO RIACO DO IPIRANGA , D. PEDRO LEVANTOU A ESPADA E GRITOU : "INDEPENDÊNCIA OU MORTE!"
ESTE FATO OCORREU NO DIA 07 DE SETEMBRO DE 1822.

SEGUE AS FOTOS DO DESFILE CÍVICO DE BELFORD ROXO DO COLÉGIO MADRE TEREZA DE CALCUTÁ.






DIA DO SOLDADO

DIA DO SOLDADO

O DIA DO SOLDADO É COMEMORADO NO DIA 25 DE AGOSTO. A DATA, QUE TEM POR OBJETIVO HOMENAGEAR O TRABALHO DOS MEMBROS DO EXÉRCITO BRASILEIRO, FOI INSTITUÍDA EM HOMENAGEM A LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA , PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO , NASCIDO EM 25 DE AGOSTO DE 1803.
A CARREIRA DE SOLDADO PROPORCIONA AO JOVEM O APRENDIZADO DE VALORES COMO DISCIPLINA, ORGANIZAÇÃO. AMOR À PÁTRIA , SOLIDARIEDADE, PERSEVERANÇA.

SEGUE  AS FOTOS DE NOSSOS TRABALHOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO SOLDADO NO COLÉGIO MADRE TEREZA DE CALCUTÁ EM BELFORD ROXO - AGRUPADA IV.